Automóveis

Seis dicas para você manter o seu carro sempre novo

O brasileiro, isso todos sabemos, é apaixonado por carros. Ter um possante para chamar de seu faz parte do imaginário, principalmente dos meninos, desde a infância e a adolescência. E ao conquistar esse sonho, a preocupação de todos passa a ser outra: manter o carro sempre novo seja na aparência ou na parte mecânica. Por isso, cuidar bem do seu veículo, ter a manutenção sempre em dia, são medidas essenciais para aumentar sua vida útil. E o melhor é que nem sempre isso custa dinheiro. Às vezes, pequenas atitudes do motorista e gestos simples de conservação são suficientes para deixa o carango sempre com jeitinho de novo.

Aqui, no Auto Shopping Aricanduva, nós entendemos bem o quanto o seu carro é importante para você. Por isso relacionamos algumas dicas para ajudar no cuidado com o veículo. Boa leitura e bom proveito. Ah! E pode contar com a gente sempre que precisar.

Velocímetro de carro

Fique dentro dos limites

Tire o pé do acelerador sempre que o ponteiro entrar na faixa vermelha do conta-giros. Isso indica que o motor está trabalhando além do limite de rotação, o que provoca desgaste excessivo. Por outro lado, andar em ponto morto numa descida também não é indicado. Além de por em risco a sua segurança, desativando o freio motor, isso aumenta o consumo de combustível ao contrário do que todo mundo pensa.

Abandone os maus hábitos

Dirigir com a mão direita apoiada sobre a alavanca do câmbio pode até ser muito cômodo.  Mas esse peso “extra” causa um atrito desnecessário, desgastando as engrenagens e tornando mais dura a troca de marchas. Também evite manter o pé esquerdo sobre a embreagem, quando o carro estiver em movimento. Saiba que isso custa caro, aumenta o consumo de combustível e, a longo prazo, danifica as peças reduzindo a vida útil de todo o sistema. Na hora de estacionar, mantenha as rodas alinhadas. Deixa-las viradas força desnecessariamente a suspensão. O bom motorista é aquele que dirige sempre defensivamente, diminui a velocidade nos buracos e lombadas, não sai por aí cantando pneu ou abusando da estabilidade nas curvas.

Respeite os prazos de troca

Trocar o óleo dentro do prazo recomendado pelo fabricante é fundamental para manter o desempenho e a durabilidade do motor. O mesmo se aplica a outros componentes como os filtros de óleo, de ar e de combustível, as velas e os bicos injetores. Verifique e complete sempre o nível do fluido do radiador. As pastilhas de freio, os amortecedores e até as palhetas de limpador de para-brisa também têm um tempo de vida útil determinado e precisam ser substituídos com regularidade.

Calota de um carro

Atenção aos pneus

O mais recomendável é calibrá-los toda semana, seguindo a pressão indicação do fabricante. Rodar com os pneus abaixo da calibragem ideal aumenta o desgaste da borracha fazendo com que a banda fique “careca” mais rapidamente, além de prejudicar os amortecedores e até a suspensão do veículo. Fazer regularmente, ao menos uma vez por ano, o rodizio dos pneus e alinhamento e balanceamento das rodas, também ajuda a manter o bom estado.

Cuide bem da estética

Para desfilar por aí ou na hora de vender o seu carro, uma boa aparência faz toda a diferença.  A lavagem correta do veículo requer cuidados especiais: evite produtos químicos mais fortes, como querosene e água sanitária. Detergente e sabão neutro são os mais indicados. No caso de lavagem a seco fique de olho se o lavador está usando esfregões que podem prejudicar a pintura e até a lataria. Exija buchas mais suaves. Se você não tem garagem coberta, deixando o carro ao sol e chuva, use cera automotiva a cada dois ou três meses para proteger a pintura. E, por fim, não relaxe nunca: aquela batida de leve, aquele arranhão por menor que seja precisam ser reparados o mais rápido possível. É o jeito de evitar a ferrugem.

Confiança é tudo

Por fim, escolha muito bem quem vai cuidar do seu carro. Abasteça apenas em postos credenciados. Gasolina e Etanol muito baratos podem virar uma economia porca, já que o consumo de combustível adulterado é fatal para o motor.  Também procure um mecânico de confiança. O ideal é levar o veículo sempre no mesmo profissional, mantendo assim o histórico do atendimento. E fique sempre atento: qualquer falha mecânica ou elétrica recorra a ele rapidamente.

E não esqueça! No Auto Shopping Aricanduva você todos os serviços necessários para seu carro. São mais de 15 lojas de fábrica das principais marcas. Saiba mais no site do Auto Shopping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *