Casa & Decoração

Saiba como criar uma decoração de mesa prática e elegante para o Natal

O Natal é uma das datas mais especiais do ano e representa, para muitas pessoas, tempo de renovar crenças, montar árvores, tirar os enfeites e velas das caixas, preparar comidas típicas, rever a família e também trocar presentes. E um dos momentos mais aguardados dessa época é a ceia. Esse clima de partilha que ocorre em torno da refeição leva muitas famílias a darem atenção especial à decoração da mesa. 

Há dezenas de itens que podem dar toques natalinos à ceia, desde acessórios típicos do período, como enfeites de bolas e Papai Noel, aos mais discretos, como elementos que apenas remetem à temática – cores, estampas ou formatos, por exemplo.

Mesmo quem não planejou com antecedência uma decoração de mesa para o Natal ou deseja fazer algo pouco complexo pode criar um cenário natalino utilizando apenas alguns itens substanciais. Confira agora algumas dicas para montar uma mesa minimalista e elegante para a sua ceia.

Elementos e cores

Mesmo quem opta por uma decoração de mesa mais discreta pode utilizar acessórios com características que remetem ao Natal, como sousplat, guardanapo, porta-guardanapo, castiçal e bolas de enfeite com cores tradicionalmente ligadas à data, como vermelho e dourado. 

Para quem prefere fugir do que é convencional, uma opção é investir em tons mais clássicos, como branco, bege, preto e prata. Mesas com essa combinação de cores podem também ser utilizadas em cerimônias de Réveillon. É importante prestar atenção às dimensões dos enfeites, para que não atrapalhem a comunicação entre os convidados e o serviço durante o jantar. 

Mesa de jantar Bonnie com seis cadeiras Perla e duas cadeiras Lins: Sidlar Móveis (Shopping Interlar Aricanduva – Arco 103/8 – Alameda Mooca)
Itens decorativos: Niazi Chohfi (Shopping Aricanduva – Arco 337 – Piso São Paulo)

Valorize a mesa

O estilo da mesa utilizado em casa pode fazer parte do cenário natalino. Um tampo de vidro ou de madeira bem cuidada pode ficar exposto e enriquecer a decoração do móvel, por exemplo.

No caso da madeira, um toque rústico pode ser valorizado e complementado com acessórios de palha ou figuras natalinas como galhos. É ideal para famílias que desejam mais aconchego durante a ceia.

Já o vidro pode ter complementos mais contemporâneos, como prata e cristais, para aqueles que buscam uma decoração chique.

Mesa redonda com tampo giratório: Racine Móveis (Shopping Interlar Aricanduva – Arco 246 – Alameda Mateo Bei)
Itens decorativos: Niazi Chohfi (Shopping Aricanduva – Arco 337 – Piso São Paulo)

Louça caprichada

Esse é o momento ideal para tirar do armário as louças de mais qualidade e beleza da casa. Quem vai às compras para renovar pratos, taças e talheres pode optar por itens clássicos ou bem natalinos, em tons de vermelho, por exemplo.

Independentemente do estilo e da decoração escolhidos, o importante é que a mesa seja decorada com capricho e atenção, para que os convidados se sintam acolhidos e possam usufruir do clima de comunhão tão desejado no Natal.

Ainda não tem tudo o que precisa para montar uma mesa natalina com o seu estilo? No Centro Comercial Aricanduva é possível encontrar acessórios e móveis para renovar o ambiente de jantar e criar uma atmosfera especial para a sua ceia. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *