Saúde & Esporte

Exercícios físicos: veja as atividades certas para cada idade

No começo, tudo é diversão. Aulas de dança, artes marciais, pelada com os amigos, jogos de queimada, a educação física na escola. Mas, com o passar dos anos, a prática de atividades físicas vai além, se torna essencial, é o segredo para desfrutar de uma vida saudável. Para cada fase da vida há práticas adequadas ao preparo físico e a fisiologia de cada um.

O importante é ter sempre o apoio de profissionais especializados, que passem as orientações corretas, da intensidade dos treinamentos aos cuidados com os efeitos de cada movimento sobre as partes do nosso corpo. Veja aqui algumas dicas que, com a assessoria de profissionais de educação física, o blog preparou para ajudar você e sua família a fazer a escolha correta de como exercitar-se:

Exercícios para crianças

crianças brincando em um parque

Nos primeiros anos, os jogos coletivos, brincadeiras lúdicas, principalmente ao ar livre, são os mais recomendados. Eles estimulam coordenação motora, equilíbrio, força, agilidade, velocidade e raciocínio. A partir daí, e até os 13 ou 14 anos,natação, escolinhas de futebol, balé e outras danças costumam atrair o interesse da garotada. Devem ser incentivadas. Além dos benefícios citados acima, contribuem para aumentar a capacidade aeróbica e a desenvolver a disciplina.

Exercícios para adolescência

A musculação e os exercícios de aparelhos já podem ser incorporados ao dia-a-dia dos jovens. Atividades que estimulam a resistência são importantes já que o crescimento e o desenvolvimento do corpo entram na fase final. As práticas aeróbicas, contudo, não devem ser esquecidas.

Exercícios para a idade adulta

mulheres praticando Ioga

É o momento em que a tentação do sedentarismo aparece. Mas atividade física é essencial para reduzir a perda de massa muscular, com o passar da idade. As opções para manter a forma vão dos tradicionais pilates, musculação e ioga até as práticas mais recentes como crossfit, ritmos diversos ou treinamento funcional. Pedalar, caminhar, correr e nadar continuam sempre em voga.

Exercícios para a terceira idade

Os exercícios que aumentam a resistência e mantêm o condicionamento físico são os mais relevantes. Eles garantem qualidade de vida, autonomia e independência. O pilates e os exercícios funcionais continuam como boa opção, assim como as caminhadas em lugares planos e seguros. A hidroginástica atende à necessidade de movimentação do corpo.

fachada academia Smart Fit

Situada na Âncora 27, piso São Paulo, a Academia Smart Fit do Shopping Aricanduva oferece opções de exercícios para diversas faixas de idade. Todos os treinos são personalizados, de acordo com os objetivos e as características de cada aluno, sob a supervisão de profissionais especializados.

Há aulas de shape – circuito de treinamento intervalado, elaborado para atender praticantes de diferentes níveis -, espaço para a prática de treinos funcionais com diversos acessórios para exercícios, esteiras de última geração que oferecem diferentes programas de treinos, desde o iniciante até o atleta profissional, além de salas de ginastica e musculação.

E aproveite, há planos em oferta, sem taxa de adesão, e com manutenção anual de R$ 99,90. A Smart Fit funciona de segunda a sexta de 6h às 23h, sábados de 9h às 18h e domingos de 10h às 16h

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