Automóveis

Férias sossegadas: dicas de revisão automotiva e regras de trânsito para evitar multas e perigos na estrada

Em qualquer viagem, respeitar as regras de trânsito e trafegar com um automóvel em pleno funcionamento é essencial para evitar acidentes, panes e prejuízos financeiros. Por isso, preparamos algumas dicas de revisão automotiva e de prudência ao volante para ajudar quem pretende cair na estrada neste fim de ano. Confira!

1. Faça uma revisão veicular

Um check-up no veículo é fundamental para prevenir surpresas desagradáveis na estrada. Além da tradicional troca de óleo, é preciso verificar o limpador de para-brisa, a água do radiador, realizar uma avaliação nos vidros, amortecedores, sistema elétrico, iluminação e fluidos e providenciar acessórios como triângulo de sinalização, macaco e chave de roda.

2. Cheque freios e pneus

O desgaste do freio do automóvel não ocorre de maneira uniforme e suas pastilhas precisam ser substituídas com certa frequência. Caso elas estejam muito gastas no momento da manutenção, pode ser necessário trocar também os discos, o que gera custos extras. Já os pneus precisam estar calibrados – inclusive o estepe – e em bom estado antes da viagem. Se estiverem com sinais de desgaste elevado, é preciso trocá-los. Tanto os pneus quanto os freios podem ser checados também durante a revisão automotiva.

3. Limpe o sistema de arrefecimento

O uso de aditivos na qualidade e proporção corretas ajuda a evitar que o automóvel esquente, principalmente em trânsito intenso, como ocorre em viagens ao litoral no final de ano. Esse serviço precisa ser feito pelo menos uma vez a cada dois anos.

4. Faça o alinhamento e balanceamento do veículo

A principal vantagem desse serviço é garantir a estabilidade do carro. Quando está fora dos ângulos de alinhamento, o veículo pode ter menos estabilidade nas curvas. Além da segurança, alinhar a balancear o carro é uma questão de economia: os pneus duram muito mais quando o carro está alinhado. O ideal é que o serviço seja feito pelo menos a cada 5.000 km rodados.

revisão de carros

5. Use cintos de segurança, faróis, placas e vidros com Insulfilm

A integridade dos cintos de segurança dos bancos traseiros e dianteiros é essencial, pois são itens de uso obrigatório a todos os ocupantes do veículo durante a viagem. Os faróis também devem estar em pleno funcionamento, pois seu uso em rodovias é regra.

Quanto às placas, sua aparência e condições podem ser motivo de apreensão do veículo. É preciso que elas estejam com letras e números visíveis, legíveis e com lacres intactos.

Já os vidros com Insufilm devem permitir 50% de visibilidade na parte traseira, 75% nas laterais da frente e 75% no para-brisa. Caso um motorista com um veículo fora desse padrão seja parado por autoridades de trânsito, ele deverá retirar a película dos vidros para seguir a viagem.

6. Esteja com a documentação em dia

Dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração considerada gravíssima e pode render multa e sete pontos no prontuário da habilitação. A penalidade só é aplicada se a pessoa estiver dirigindo.

Trafegar com automóveis com licenciamento vencido também pode gerar sete pontos e multa, além da apreensão do veículo. E não basta pagar a taxa de licenciamento: após efetuar o pagamento, é preciso solicitar o documento em uma unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

7. Realize o transporte correto de bagagens

Itens como bicicletas e pranchas de surf não devem exceder a largura e comprimento do veículo, nem prejudicar a visibilidade de placas e luzes. Bicicletas podem ser transportadas na traseira ou no teto do veículo. Pranchas de surf vão apenas na parte superior do automóvel, em um bagageiro fixo.

Para objetos maiores, como caiaques, pode ser necessário requisitar uma Autorização Especial de Trânsito. Não é recomendado levar bagagens no tampão interno do porta-malas, mesmo que sejam itens pequenos, pois podem machucar os passageiros em caso de colisão ou prejudicar a visão do motorista.

8. Respeite as regras de trânsito

Grande parte dos acidentes são decorrentes de imprudência e falha humana, que podem ser agravados pelo excesso de velocidade, principal infração cometida nas estradas. Além de ter um carro seguro, documentos em dia e respeitar as regras de transporte de bagagens, é essencial ficar atento aos limites de velocidade e às sinalizações, evitando ações como ultrapassagem proibida e uso indevido do acostamento.

Vale lembrar que o condutor só pode parar no acostamento em casos emergenciais, como pneu furado e falhas mecânicas e elétricas. Trafegar, ultrapassar e estacionar nessa faixa excepcional é considerado infração gravíssima.

E aí, pronto para pegar a estrada e aproveitar as férias de final de ano? No Auto Shopping Aricanduva você encontra profissionais especializados em revisão automotiva e ainda tem disponível uma unidade do Detran para resolver toda a documentação do seu carro.

As sugestões deste artigo foram dadas pelo gerente de pós-venda da Volkswagen do Auto Shopping Aricanduva, Paulo Martiliano, e pela diretora administrativa da unidade Aricanduva do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Simone Giles Aguiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *