Automóveis

IPVA 2020: Como e onde pagar o imposto do carro?

O ano novo chegou e não tem escapatória: entre outras taxas e despesas é hora de pagar o IPVA 2020.  Mas sempre surge uma dúvida: qual a melhor forma de pagar o imposto? O desconto para pagar à vista compensa? Ou o que vale mais à pena é parcelar o débito em três vezes? Para ajudar os donos de carro, nós do Auto Shopping Aricanduva reproduzimos aqui as dicas de quem entende do assunto: os especialistas da Serasa.

Antes disso, contudo, vale um lembrete importante. Apesar das muitas idas e vindas na Justiça, o Seguro Obrigatório, o famoso DPVAT, continua valendo para este ano e deve ser pago pelo contribuinte junto com a primeira parcela do IPVA 2020. Os valores são os mesmos do ano passado, R$ 16,21 para automóveis e R$ 84,58 para motos.

Como é calculado o IPVA?

O valor do imposto é calculado com base em um percentual sobre o valor médio estimado de cada tipo e marca de veículo. Por ser um tributo estadual, contudo, este cálculo varia de estado para estado. No caso de São Paulo, aplica-se alíquotas que vão de 1,5% para veículos de carga até os 4% que valem para a maioria dos veículos, como os carros com motor flex por exemplo.

Como é melhor pagar o IPVA?

De acordo com as recomendações da Serasa, a decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelado vai depender de vários fatores. Quem tiver dinheiro na mão deve aproveitar o desconto de 3% oferecido pelo governo de São Paulo para quem pagar em janeiro. Isto porque, esse desconto acaba sendo maior do que o rendimento da maior parte das aplicações financeiras. Mas atenção: não deixe que essa decisão comprometa o seu orçamento, nada de entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito.

No estado de São Paulo, também é possível pagar o imposto pelo valor cheio, sem desconto, na mesma data de vencimento da segunda parcela, em fevereiro. Mas isso reduz em muito as vantagens do contribuinte.

Por fim para quem escolher parcelar o imposto em três vezes, o mais importante é ficar atento à data de vencimento das três parcelas para evitar a incidência de multas.

Onde posso pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA de seu carro, é preciso ter em mãos o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) que você encontra no certificado de propriedade.  Casas lotéricas e a maior parte dos bancos estão credenciados a receber o imposto. Os bancos oferecem variados canais de pagamento: nos terminais de autoatendimento, nos caixas 24h, na boca dos guichês das agências e nos aplicativos e sites de internet.

Agendar previamente o débito em sua conta corrente é sempre uma boa opção para não perder os prazos. O estado de São Paulo, desde o ano passado, também aceita o pagamento do IPVA pelo cartão de crédito, o que pode ser uma boa opção, desde que você mantenha o controle das despesas.

Calendário Pagamento IPVA 2020

Estas são as datas de pagamento para Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares no estado de São Paulo.

calendário pagamento IPVA 2020

Como saber o valor do IPVA do meu carro?

Os avisos que são enviados atualmente pela Secretaria de Fazenda ao endereço do contribuinte não informam o valor a ser pago. É possível fazer a consulta do valor do imposto deste ano no portal da Secretaria de Fazenda de São Paulo: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva.

E lembre-se, no Auto Shopping Aricanduva, o maior e único shopping automotivo da América do Sul, formado somente por concessionárias autorizadas das montadoras, com 14 lojas das melhores marcas do mercado, você encontra despachantes que podem ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre o pagamento do imposto e toda a documentação do seu veículo. Também funciona aqui a Unidade Leste do Detran-SP com todos os serviços de habilitação e licenciamento.

Se está pensando em trocar seu carro ou moto, lembre-se, no Auto Shopping Aricanduva, o maior e único shopping automotivo. Aqui você encontra as seguintes concessionárias:

Honda STR Motos
Arco S.004 – Alameda Ayrton Senna

Yamaha Motos
Arco 114/115 – Alameda Ayrton Senna

Caoa Chery
Âncora 04

Ford Mix Veículos
Âncora 01 – Alameda Ayrton Senna

Honda André Ribeiro
Âncora 07 – Alameda Ayrton Senna

Hyundai Caoa HB20
S.001 – Alameda Ayrton Senna

JAC Motors
A03 – Alameda Ayrton Senna

KIA Vig
S.18/19/20/21 – Alameda Ayrton Senna

Nissan Sinal Japan
Âncora 02 – Alameda Ayrton Senna

Peugeot / Citroen
Arco S 011-123/8

Renault Sinal France
Âncora 06 – Alameda Ayrton Senna

Toyota T-DRIVE
S08/S09/S10

Vigorito GM
Âncora 08/A – Alameda Ayrton Senna

Volkswagen Green
Âncora 05 – Alameda Ayrton Senna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *